O Papel Dos Influenciadores Digitais

0
Compartilhar

O Papel Dos Influenciadores Digitais

Um grande fenômeno que ganhou força a partir das redes sociais, a influência digital é a capacidade de criar um efeito, mudar ou construir opiniões e comportamentos, e atingir resultados mensuráveis online. Ou seja, uma pessoa pode se tornar um influenciador potencial para engajar uma marca ou um produto.

Em um mundo que está saturado por propagandas, muitas pessoas se tornaram mais céticas em relação à publicidade. É mais difícil confiar em qualquer uma das reivindicações que os comerciantes fazem, sem parecer forçado, por isso as recomendações são essenciais para a construção da confiança em um produto, serviço ou em uma instituição. Nas mídias sociais podemos identificar quem são os líderes de opinião em um assunto específico e, por meio do trabalho de relações públicas, desenvolver um relacionamento com eles para que essa liderança possa ser aplicada em benefício da marca.

Além do impacto positivo, também é possível identificar os usuários detratores (pessoas que falam negativamente) da marca e, por meio do detalhamento dos motivos e da intensidade das críticas, empenhar-se em reverter a situação.

A procura por influenciadores está crescendo além das relações públicas e mídias sociais para marketing digital em geral. Em particular, existe uma crescente atenção que está sendo dirigida para influenciadores como portas de entrada para novos públicos.

Influência como a capacidade de uma pessoa em inspirar a ação entre uma comunidade é uma coisa muito poderosa e, portanto, cada vez mais apreciada pelos profissionais de marketing e relações públicas digitais.

Anteriormente já falamos sobre quais são os fatores que determinam quanto o seu projeto realmente precisa (ou deve) investir na estratégia do uso de influenciadores. Após essa avaliação, caso o retorno seja positivo, deve-se iniciar o processo de escolha do influenciador para sua marca.

Como funciona o processo de escolha

Nós queremos ajudá-los a identificar os principais influenciadores para que se possa acompanhar as últimas tendências, notícias e opiniões sobre eles na área de Analytics, para viabilizar a associação dessas pessoas com sua marca, produto ou serviço.

Então como podemos identificar pessoas influentes e possíveis formadores de opinião?

A influência digital considera diversos atributos em torno de três pilares para explicar seu conceito: Alcance (popularidade, proximidade) relevância(autoridade, credibilidade) e ressonância (frequência, amplitude).

Pense mais do ponto de vista de quem você quer influenciar. Questione-se sobre quais temas são importantes para eles, que perguntas eles têm durante o ciclo de vendas e o que você sabe sobre suas preferências para a descoberta de informações, consumo e interação.

Essas percepções vão ajudar a orientá-lo para uma pesquisa mais produtiva para se envolver com os influenciadores.

A abordagem mais comum é encontrar pessoas que são relevantes para a ação que está a se realizar e, em seguida, classificá-las por popularidade. Com plataformas online que medem a influência das pessoas nas redes sociais (como o Klout, Traackr, SocMetrics e Appinions), o tamanho da rede social que a pessoa está inserida e o seu engajamento (como curtidas, comentários, compartilhamentos) são, geralmente, as métricas utilizadas para distinguir quem tem a força, autoridade e influência que a marca está procurando.

Postar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

WhatsApp chat